Uma das maiores preocupações de áreas contaminadas é remediar o local, ou seja, anular os efeitos nocivos e danos ambientais da área afetada.
Legal, mas o que é remediação ambiental de fato?
A Remediação Ambiental é o uso de técnicas usadas para remediar situações de contaminação e danos causados ao meio ambiente, por exemplo, a contaminação do solo, da água, do ar, entre outros. As técnicas usadas da remediação ambiental livram o ambiente dos danos pelo qual foi exposto, possibilitando a recuperação total do local.
Podemos definir em poucas palavras a remediação ambiental como uma força tarefa que implica práticas estratégicas que atuam como um “medicamento” nas áreas afetadas.
Por que a remediação ambiental é importante?
A contaminação ambiental gera perdas que atingem toda a sociedade. Ela pode provocar a desvalorização de áreas e imóveis e extinguir recursos naturais, por isso, a remediação ambiental é tão importante.
Há diversos incentivos fiscais para as empresas que contam com o gerenciamento de áreas contaminadas e, consequentemente, com a remediação ambiental, que variam conforme as leis estaduais e da classificação de meio de ambiente em que ocorrem as atividades da empresa – se em meio ambiente cultural, artificial, de trabalho, natural ou de patrimônio genético.
Outra vantagem do projeto de remediação, é monitoramento recorrente, de acordo com o período da contratação. Mesmo depois que os níveis de contaminação do solo ou água sejam inferiores ou igual ao exigido na lei, a investigação continua a ser feita, a fim de verificar se não houveram incidentes a mais.
Se nenhuma ocorrência é levantada, o local é considerado recuperado e pode novamente ser utilizado para a finalidade a qual foi destinada.
OUTRO EMAIL
Quais são as contaminações mais comuns?
Contaminação do solo
A contaminação do solo ocorre quanto não é feita a instalação do tanque de forma correta ou quando ocorre o derramamento de combustíveis.
Contaminação de aquíferos
Quando em contato com a água a gasolina se dissolve parcialmente e por ser solúvel atinge os lençóis freáticos responsáveis pela manutenção da região em torno do posto.
Técnicas de remediação ambiental utilizadas
Há uma série de técnicas de remediação ambiental que podem ser executadas, das quais, destacamos:
Atenuação Natural
Apoiada em processos destrutivos e não-destrutivos dos contaminantes encontrados na área;
Barreiras de água
Visa impedir que a contaminação avance, por meio de barreiras feitas com trincheiras ou poços diretamente localizados no fluxo contaminante;
Barreiras reativas
Todo material reativo coletado é inserido diretamente dentro do aquífero, de tal forma que seja atravessado pela água;
Biorremediação
Técnica que lança mão de microrganismos (bactérias e fungos) para executar a transformação de substâncias, diminuindo ou extraindo totalmente fatores tóxicos delas;
Biorremediação in situ
Eleva a quantidade de microrganismos, por meio da somatória de nutrientes como fósforo e nitrogênio;
Biorremediação ex situ
Escavando a área contaminada;
Bombeamento e tratamento de água
Localiza e retém a pluma contaminada e trata as águas subterrâneas;
Encapsulamento geotécnico
Promove o isolamento do local contaminado, por meio de barreiras e coberturas;
Extração de vapores, entre outras.
Cursos Edutech Ambiental
Treinamentos para você assistir quando e onde quiser
0 Comentários